Novidades - A CULPA NÃO É DAS ESTRELAS - Privilège Brasil

  • Imagem A CULPA NÃO É DAS ESTRELAS

Os profissionais que cuidam do estilo, corpo e saúde das celebridades estão na Privilège Mag #48 dando altas dicas, afinal, ainda temos um pouquinho de verão para curtir...

 

Por Raphael Paradella e Guilherme Schroder

 

 

Se inveja mata, era para muita gente cair só de ver as capas de revistas. Elas estão recheadas de corpos esculpidos, cabelos e produções de deixar a gente se contorcendo. Certas pessoas passam nas praias e ruas deixando um rastro de queixos caídos. Mas antes de dizer qualquer coisa, isto é certo: muitas vezes, a culpa (ou mérito!) não é das estrelas que estão ali na frente. Existe uma série de profissionais, técnicas e trabalhos envolvidos o ano todo para que o resultado seja aquele. Por isso, a Privilège Mag resolveu quebrar o galho de muita gente e foi ao encontro daqueles que cuidam das estrelas e trouxe dicas valiosas para aproveitar durante o verão.

 

 

 

 

 

NO ‘TON’ DA ESTAÇÃO

 

 

Nem dá para contar quantas capas de revista, ensaios, personagens e estilos foram concebidos por Ton Reis. Juizforano como o Privilège, ele começou a carreira observando revistas de moda e trabalhando com produção de cabelos e maquiagem, mas, hoje, tornou-se o ‘build artist’ – como ele mesmo prefere denominar – de muitas celebridades. “Quando a gente fala sobre estilo, de uma forma ampla, é olhar a produção como um todo. Não é possível ver um cabelo e maquiagem isolados, pois a análise vem também da roupa, estilo de vida da pessoa ou personagem e o conceito a ser criado”, explica.

 

 

Da famosa delegada Helô de ‘Salve Jorge’ à Clara de ‘Em Família’, Giovanna Antonelli é uma das muitas meninas – como ele carinhosamente apelida as famosas clientes – que confiam a construção visual de suas personagens às mãos de Ton. “Quando eu sou escolhido por alguma atriz, ela me conta sobre a história do personagem e o que está pensando para a formatação dele. Muitas vezes, acabo tendo que ler o roteiro ou a sinopse para saber tudo o que envolve essa pessoa que não existe. Só depois consigo pensar nas possibilidades que tenho para trabalhar. Eu acabo conversando com diretores e figurinistas para poder apresentar a eles uma coisa bacana”, explica. Atualmente, com 30 anos de estrada, ele acompanha e dita tendência como referência para muitos profissionais. Por isso, também diz se policiar muito para que o trabalho seja o melhor.

 

 

Entre tantos casos, ele se lembra de como foi o trabalho de mudança visual de Isis Valverde ao sair de ‘Avenida Brasil’ para gravar ‘O Canto da Sereia’. “Era uma personagem completamente diferente e a conversa para a concepção durou meses. Contudo, ela ainda estava gravando a novela e não podíamos fazer nenhuma mudança. No último dia de exibição, uma sexta-feira, estávamos na casa dela vendo o final da trama e fazendo o visual da personagem nova. Na segunda, ela já teria que gravar a minissérie. Foi uma loucura, mas um enorme sucesso. O trabalho ficou lindo e rendeu bons resultados para todo mundo”. Mas, mesmo com a correria, ele diz que o bom humor é básico para o desenvolvimento de um bom trabalho. Agora você aproveita as dicas que ele tem para você ficar sempre bem.

 

 

Privilège MAG: A profusão das cores também é uma tendência?

 

TON REIS: Realmente, a tendência é de muita cor. Isso já estava bem forte no inverno e agora no verão continua. As bocas estão vindo bem coloridas, com todos os tons de vermelho, rosa e pink. Nas sombras, as coleções estão mais cintilantes em diferentes tonalidades.

 

É preciso ver aquilo que combina com o tom de pele, com a pessoa e o que ela se permite. Mesmo você colocando duas loiras juntas, o que funciona em uma pode não funcionar para a outra. Por isso, o ideal é que a pessoa teste antes de comprar.

 

 

Mas qual a combinação clássica?

 

Existe uma regrinha para a pessoa não errar: Se você fizer um olho mais forte, coloque uma boca mais ‘nude’. Se fizer a boca com cor viva, o olho deve ser suave, só com uma máscara de cílios, por exemplo. Assim, não vai errar.

 

 

E para cabelo, o que é tendência?

 

Atualmente, a tendência é o cabelo com movimento mais natural. Nada muito liso e chapado, como foi há um tempo. O ondulado ou com leve ondulação está em alta. No comprimento, o ‘long bob’ vai bem para a maioria das pessoas. As cores também variam muito caso a caso. É necessário ter um bom cabeleireiro para indicar a cor que vai ficar melhor. Os cabelos vermelhos, por exemplo, caem bem para peles mais clarinhas. As muito morenas precisam buscar um tom de vermelho que funcione para elas, por isso, o toque profissional é necessário. Nada de fazer em casa.

 

 

Todo mundo quer praia, quais as dicas?

 

Claro que maquiagem não combina. O que indicamos hoje são os protetores com cor. Eles funcionam como uma base. Não há necessidade de mais nada. Se quiser um brilho labial ou batom, ok. Mas se passar disso, fica ruim. É como maquiagem para academia, não rola. Protetor solar também vale para cabelo. Hoje temos produtos que protegem também os fios, mas é sempre bom fazer uma hidratação, seja em casa ou no salão.

 

 

Quando assunto é balada, o que é usual?

 

Geralmente, chamamos isso de maquiagem para a noite. Então, se a pessoa vai para dançar, a dica é buscar produtos de longa duração. Se puder escolher algo mais leve, com pele suave e tomar cuidado com a sombra para não escorrer, é o ideal. Com produtos de qualidade e longa duração é possível ficar bonita a noite toda.

 

 

E quando a festa é de dia ou em um ‘beach club’?

 

É o mais à vontade possível. Se tivesse que indicar a uma amiga, falaria: “Faz um rabo de cavalo bem puxado e alto – aquele que toda mulher sabe fazer, coloca um rímel preto à prova d’água, um batom bonito e vai”. Não dá para colocar muita coisa, senão derrete.

 

 

E aquela ideia de maquiagem que faz milagre, você acredita nisso?

 

Claro que uma maquiagem bem feita vai melhorar muito alguns aspectos, seja a pessoa linda ou nem tanto. É necessário que a pessoa se conheça, perceba aquilo que é bom e ressalte este ponto. Aquela história de ‘vou fazer o nariz diminuir com maquiagem’ não dá certo. Quando você está em um caso fotográfico, até pode funcionar por ter o controle de luz, o dimensionamento correto e o tratamento de imagem, que é necessário em qualquer foto. Então isso não funciona, principalmente, ao vivo.

 

 

O que é mico na hora de sair?

 

É usar tudo ao mesmo tempo ou produto demais. Hoje, existem milhões de tutoriais de beleza na internet. Vários são incríveis, mas tantas outras ensinam coisas erradas. As mulheres não podem sair como drag queens. Elas são incríveis, mas aquela produção não cabe para a mulher. Muitas saem com cílios postiços, olho preto, batom vermelho, blush, cabelo volumoso... não dá para ser tudo junto. É necessário eleger o ponto forte. É necessário lembrar que nosso clima predominante é o tropical e que, por isso, fica interessante a naturalidade da brasileira. O pulo do gato é não parecer produzida.

 

 

Qual a dica valiosa na hora de se arrumar para qualquer situação?

 

Nada de fazer em cima da hora. Tudo deve ser olhado e planejado antes. Roupa, cabelo e maquiagem. Vale a pena fazer uns testes para ver o que fica legal. Nestes tutoriais, indico o site da minha amiga Júlia Petit, que dá dicas incríveis em várias ocasiões. No meu próprio Instagram, eu coloco algumas coisas. Temos muita informação e a internet está aí para isso. Então, é ficar de olho naquilo que realmente é legal.

 

 

 

 

 

SOS MAIS VERÃO

 

 

Há cinco anos, Ana Maria Braga e Louro José ganharam um novo companheiro nas telinhas. Do consultório para os estúdios da Rede Globo, o cirurgião plástico Guilherme Furtado ficou conhecido entre as mulheres com ‘Dr. Bonitão’. E de beleza ele realmente entende: fez residência na conceituada Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, chefiado por ninguém menos que Ivo Pitanguy. Ele conseguiu abrir os horizontes na prática médica falando para milhares de pessoas nas manhãs globais. “É muito bacana passar na rua e as pessoas dizerem que aprenderam com você. Sabemos que as pessoas precisam cada vez mais de informações médicas de qualidade e que, muitas vezes, não conseguem na rede pública. Entender que posso ajudar nesse sentido é muito gratificante”, destaca.

 

 

Mas não é estética a qualquer custo. O médico ressalta que hoje se busca pela beleza saudável. “As pessoas querem o antienvelhecimento por meio de um estilo de vida saudável, que vai trazer a beleza desejada”. Segundo Guilherme, o clima brasileiro e o vasto litoral favorecem a prática de exercício físicos para conseguir um corpo bacana. Ainda assim, há o aumento da procura de procedimentos estéticos, com técnicas mais avançadas e seguras, para auxiliar na conquista dos objetivos.

 

 

Implantes de silicone, lipoaspiração, preenchimento com ácido hialurônico – que é seguro e não interrompe a vida cotidiana das pessoas – são os procedimentos mais buscados pelas mulheres, segundo o médico. Mas os homens não estão de fora das estatísticas. Eles também desejam procedimentos, como os preenchimentos, a toxina botulínica, cirurgias de pálpebras e lipoaspiração. “As mulheres ainda são maioria, mas os homens já são um movimento bem considerável”. Obviamente, em todos os procedimentos, devem-se tomar os cuidados necessários de acordo com as orientações médicas. Além dessas, ele dá muitas outras dicas valiosas para manter o corpão e cuidar da saúde neste período tão intenso, de verão, sol, praia e Carnaval.

 

 

Agora no verão, busca-se a forma perfeita...

 

Guilherme Furtado: Essa procura começa bem antes para ter resultado no verão. Há um maior movimento nos consultórios, para procedimentos invasivos ou não, aliados a dietas e atividades físicas. Se as pessoas começam a operar em cima da hora, elas acabam não curtindo a estação, por causa do pós-operatório. Existem, também, aquelas que aproveitam os meses de dezembro e janeiro, durante os quais se consegue um tempo de folga, para fazer este tipo de procedimento e ficarem bonitas para o carnaval.

 

 

Feita a cirurgia, quais os cuidados nesta temporada?

 

Antigamente, você ouvia as pessoas dizendo que queriam operar no inverno para evitar o calor. Os climatizadores, hoje, são mais populares e permitem essa convivência mais tranquila com a temperatura. Mas, realmente, a incidência do sol demanda um cuidado maior. O paciente, por exemplo, que faz uma lipoaspiração fica com aquele arroxeado na pele e a radiação do sol pode fazer com que essas manchas permaneçam. Em segundo lugar, entramos na nutrição, com a necessidade de repor proteínas, vitaminas e líquidos para ter uma recuperação mais rápida.

 

 

Qual a dica para melhorar a forma física e manter a saúde?

 

Isso é o mais legal. Pensar em beleza e manter a saúde. No verão, as dicas são: ter uma boa alimentação, rica em vitaminas e antioxidantes, que são ótimos para recuperar os danos à pele. Aí nós temos alimentos ricos em vitaminas C, A, K e D, e aqueles que tenham licopeno, como os tomates. Geralmente, os melhores alimentos da estação são aqueles, entre verduras e frutas, mais coloridos. As frutas ricas em antioxidantes, como acerola, açaí e romã, são ótimas. Isso vai permitir repor as vitaminas, dar melhor condição para a pele, proteção e uma vida mais saudável.

 

 

Festas de final de ano, todo mundo enfia o pé na jaca... Como não se sentir culpado com isso?

 

Devemos evitar ao máximo as bebidas alcoólicas, pois ajudam a desidratar o corpo. É interessante beber moderadamente uma taça de vinho, que é rico em resveratrol, que ajuda no colágeno. Optar por bebidas mais refrescantes, com baixo ou zero teor de álcool, é sempre a melhor opção. Aí temos a sangria, por exemplo.

 

Aqui no Brasil, temos o costume de comer nozes, avelãs e castanhas, que têm uma boa gordura que vai repor o ômega 3 e algumas vitaminas que ajudam a pele. No caso do peru, vale dar preferência ao peito, que tem uma gordura magra maravilhosa. Evitaria o tender e a rabanada, que é uma delícia, mas sente o conjunto: pão velho, açúcar, ovo e fritura (risos). É preciso lembrar que estamos em um momento de verão e calor, que não combina com comidas gordurosas e pesadas. Tudo deve ser consumido moderadamente.

 

 

Quais as dicas para ir à praia?

 

Todos os anos temos que bater sempre em algumas dicas muito valiosas:

 

A aplicação correta do filtro solar. A regra é que tenha o fator maior que 15, mas como as pessoas geralmente não colocam a quantidade correta no corpo é melhor dizer que o fator deve ser maior que 30. A quantidade mais ou menos que você deve usar no seu corpo é aquilo que cabe na palma da mão ou o conteúdo daqueles copinhos de shot de tequila. É preciso passar, geralmente, meia hora antes de ir à praia ou sair à luz do dia, e reaplicar de duas em duas horas. É importante lembrar de áreas como peito do pé, atrás da orelha e boca, que também são passíveis de um câncer de pele.

 

 

Usar óculos escuros. Temos que lembrar que nossos olhos não têm proteção e não existe protetor solar para essa parte do corpo. Aí entram os óculos escuros de qualidade, o que não tem relação com o preço, mas não podem ser aqueles de camelô. Isso evita a degeneração da sua mácula e ainda ajuda a retardar as ruguinhas no rosto devido ao franzido da testa. Quanto maior ele for, maior é a proteção para o rosto.

 

 

Hidratação sempre. Água é sempre importante, mas também pode-se ingerir sucos naturais e água de coco. Evite tomar bebidas com cafeína na praia, pois elas ajudam a desidratar o corpo.

 

 

Usar chapéu. É um modo importante para proteger o couro cabeludo e o cabelo. Hoje também existem roupas próprias que já vem com filtro solar. Ficar embaixo de barracas não é solução para tudo, pois o sol também reflete na areia. Não tenha pressa. O nosso verão é enorme, então não precisa ir com tanta sede ao pote e ficar com sol na cabeça o dia todo. Pegue sol moderadamente, dando preferência aos horários em que ele está mais ameno. Uma dica boa é olhar para a sua sombra. Se ela for menor do que o tamanho do seu corpo real, quer dizer que está em um momento de pico de sol. Então vale a preferência para os horários em que sua sombra esteja igual ou maior do que a sua altura.

 

 

Ainda no assunto verão, quais os segredos para dar conta da folia do carnaval?

 

As dicas são bem parecidas, mas a necessidade de hidratação é maior. Além disso, é preciso ter uma alimentação mais regular e evitar a quantidade excessiva de álcool, principalmente de estômago vazio. A folia é uma atividade física grande e as pessoas precisam estar preparadas. É necessário cuidado com aquilo que se come. Pense que é uma época muito quente e a degradação de certos alimentos é mais rápida. Além disso, tem que ficar ligado na procedência, higiene e forma de preparo.

 

 

A folia é saudável?

 

É muito saudável, desde que se preste atenção em alguns detalhes, como em qualquer outro exercício físico. Você vai sair para pular carnaval, é preciso estar com tênis e roupas adequados. Não dá para colocar um salto alto ou ir descalço. Para quem está pensando em curtir muito, também vale iniciar um exercício físico a partir de agora para chegar preparado. Tome bastante água, filtro solar, evite o tumulto e pode curtir à vontade.

 

 

 

 

 

EM ÓTIMA FORMA

 

 

Ele coloca muitas estrelas para suar. Nada de moleza quando o assunto é treino e resultado para o ‘personal fighter’ Chico Salgado. Por isso, fugir da mesmice e buscar treinos adaptados pode ser a solução para animar ainda mais a atividade física. “Eu desenvolvi uma modalidade para que o meu trabalho como ‘personal trainer’ não seja aquela coisa repetitiva de treinos de musculação em academia. Procuro desenvolver um treino funcional em diferentes espaços, para ajudar o aluno atingir a boa forma que ele procura, melhorar a função cardíaca e deixá-lo sempre motivado a treinar mais”, explica.

 

 

Esportista desde pequeno, teve as artes marciais, como capoeira, judô e jiu-jitsu, como pontapé para a carreira. “Eu sempre fui competidor e, consequentemente, me sentia bem incentivando os meus companheiros de treino a obterem bons resultados nas competições. Eu gostava de coordenar os treinos entre os amigos que lutavam e ensinar aos que nunca tinham lutado, mas queriam aprender”, diz o personal, ressaltando que a luta é uma maneira eficiente para se atingir e manter a boa forma. “Os movimentos normalmente exigem um grande esforço corporal, o que desenvolve as partes aeróbica, técnica e de força, e molda o físico dos praticantes”, conclui.

 

 

Em 2003, passou uma temporada nos Estados Unidos para treinar – aprendendo e ensinando. Como instrutor, deu aulas particulares para o ator Vin Diesel e teve papel relevante na preparação dos atores para os dois filmes ‘Tropa de Elite’ e das cenas de luta da novela ‘Fina Estampa’. Hoje, Chico é treino puro, sendo responsável pela boa forma de celebridades, como Bruno Gagliasso, Giovanna Ewbank, Fiorella Mattheis, Júnior Lima, Marcelo Serrado, Thiago Martins, Dudu Azevedo, Fernanda Paes Leme, Sabrina Sato, Angélica, Carolina Dieckmann, Carol Nakamura, Grazi Massafera e muitos outros. Chico diz que trabalhar com celebridades exige muito cuidado. “É uma responsabilidade dobrada, pois o visual pra essa galera também é instrumento de trabalho. Preciso ser bem objetivo e cuidadoso. Além disso, sei que servem de exemplo para os fãs e seguidores dos meus alunos”. Então vamos às preciosas dicas de Chico Salgado:

 

 

Com o verão chegando, vemos uma correria das pessoas em busca do corpo perfeito. Quais são as práticas mais solicitadas hoje?

 

Chico Salgado: Exatamente o que eu consegui reunir na minha metodologia: os principais movimentos das modalidades de luta aliados ao treinamento funcional.

 

 

Quais os perigos da prática de exercícios que busca resultados a todo custo?

 

Não existe perigo na prática de exercícios, o perigo só existe quando você pratica com alguém que não é capacitado para isso.

 

 

Resultado, qual a maneira correta para obtê-lo?

 

Mantendo o foco nos treinos, na alimentação e no descanso.

 

 

Para quem é sedentário e quer iniciar uma atividade física, quais os conselhos?

 

Comece respeitando os seus limites. Com o tempo, você os supera e obtém bons resultados. Nunca se esforce demais no início.

 

 

Muita gente tira férias neste período. É possível encaixar as atividades físicas nos momentos de prazer e relax? O que você indica?

 

Independente de treino leve ou intenso, quando se faz exercícios de forma prazerosa é fácil encaixar. Qualquer pratica é indicada quando se segue esse princípio.

 

 

Final de ano é tempo de festas e o pessoal costuma pisar na jaca e esbanjar na comida. Como não se sentir culpado depois?

 

Mantendo o foco nos treinos desde o início.

 

 

Existe alguma maneira para se evitar o exagero ou tornar as ceias mais saudáveis?

 

O exagero sempre deve ser evitado de uma forma natural. Mas, se você mantém o foco nos treinos regulares e regra a sua alimentação, vão sempre existir ocasiões em que você vai poder comer mais do que normalmente come, sem se culpar.

 

 

O verão parece incentivar as pessoas às atividades físicas. Quais cuidados precisam ser tomados para que a prática seja saudável?

 

Independente da estação do ano, os cuidados são os mesmos. Manter-se hidratado, alimentar-se bem e treinar sempre com um profissional capacitado.

 

 

Quais os melhores horários e roupas para a prática do exercício nesta temporada?

 

Isso depende do ambiente onde você treina. Se for treinar em uma academia, com boa circulação de ar, a preocupação é quase nula. Mas se for algo diferente, basta evitar os horários em que o sol está mais forte e usar sempre roupas leves, com tecidos que não grudem no corpo com o suor.

 

 

Alimentação e exercícios, como entender essa relação?

 

Lendo bastante sobre o assunto e conhecendo as reações dos mesmos no próprio corpo.

 

 

Vemos que muitos alimentos estão em voga para muitos esportistas. Quais são as tendências em alimentação?

 

Alimentos com baixo teor de sódio e gordura, assim como um bom equilíbrio, dentro do objetivo de cada um, entre proteínas e carboidratos.

 

 

No verão, qual dica é sempre valiosa?

 

Mantenha-se hidratado, sempre.

 

[+] Ver todas

« Voltar