Novidades - MENU: Escolha bem! - Privilège Brasil

  • Imagem MENU: Escolha bem!

Reunimos 10 dicas básicas que podem ajudar você a escolher melhor o menu do Seu Melhor momento!

 
 

Se escolher o cardápio de uma reunião de amigos em casa já não é fácil. Agora imagine para um casamento, uma formatura ou outro instante tão sonhado. Foi pensando nisso que o Privilège Buffet resolveu dar uma mãozinha neste seu melhor momento. Criamos uma série de 10 dicas que vão te ajudar a ver com outros olhos esse momento de escolha.

 

CLIQUE AQUI E SOLICITE OS CARDÁPIOS PARA  NOSSA EQUIPE

 


 

 

 

 

 

1- ANTES DOS DETALHES, OLHE PARA O TODO.

 

Muitas pessoas já começam a planejar um evento pensando nas forminhas, mas ainda nem perceberam que no evento pode não caber esse acessório. Que tipo de evento é o meu? Meus convidados ficam mais em pé ou sentados? Vou escolher algum tema? Qual deve ser o foco dos acontecimentos? Qual a estação do ano, qual horário e como é o local da realização?

  

Essas são perguntas básicas, por exemplo, para qualquer passo neste planejamento. Respondendo às questões, é bem provável que tenha um caminho das pedras bem trilhado para começar a fazer suas escolhas.

 

Por exemplo, se for o caso de um lançamento de coleção de uma loja e o foco for um desfile em um local fechado e à noite, é quase certo que o serviço será composto por um coquetel, com opções volantes e de rápido consumo. Se for um casamento em um campo aberto em uma linda tarde primaveril próximo ao meio dia, isso já te dá a noção que deverá pensar em um almoço e ambientes compostos por estações. Tudo vai depender da proposta que tiver para a ocasião.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

2- SALGADOS: OS CLÁSSICOS TÊM LUGAR GARANTIDO.

 
Por mais sofisticado que seja seu evento, o público sempre espera por aqueles quitutes que são considerados indispensáveis para a maioria das pessoas. Por isso, sempre é aconselhada a escolha de alguns itens que se aproximem do hall das coxinhas, quibe, rissoles, bolinhas, croquetes, empadas e quiches, cigarretes ou outro de sua preferência. É importante ressaltar, não é por serem clássicos que não possam ter uma pitada de ousadia e inovação, seja no sabor ou na forma de servir.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

3- CANAPÉS E FINGER FOODS: ENTRADAS QUE ENCANTAM NO VISUAL E SABOR.

 

Quando o assunto é coquetel, os canapés e outras entradinhas gourmets no estilo ‘finger foods’ são as primeiras pedidas. Geralmente frios e de fácil manuseio para servir, essas delícias são leves e aguçam o paladar para sabores e misturas sempre interessantes. Na hora de escolher as opções, leve em consideração o paladar do seu público e o seu, claro. Varie bem os insumos utilizados para a elaboração do canapé, mas não se esqueça que, como cartão de visita inicial do evento, o visual e apresentação contam muito.

 

As possibilidades são inúmeras e também podem ter sintonia com o tema do seu momento. Se estiver na praia ou o tema for mar, os camarões, polvo, salmão e outras iguarias marítimas podem ser ótimas escolhas. Se estiver em um ambiente mais frio e nobre, os queijos e carnes caem muito bem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

4- CARNES, PEIXES OU MASSAS: O QUE SERVIR NA REFEIÇÃO?

 

Essa dúvida vai muito além de apenas duas ou três opções, pois existe uma infinidade de possibilidades de combinações de cardápios e propostas. Além disso, resposta a ela interfere diretamente em todo o escopo do evento. Primeiramente, leve em consideração o clima, localidade, estilo dos convidados e proposta do evento.

 

Em um evento corporativo no qual vai se servir um almoço em um intervalo, pode esquecer de pratos como feijoada, por exemplo. Massas, caldos e carnes são bem apropriados para climas mais frios.A culinária mediterrânea combina bem com a atmosfera de praia ou eventos diurnos.

 

Então, estude bem o ambiente que quer criar para o evento. Depois disso, diversifique: Saladas, dois tipos de carnes e dois acompanhamentos costumam ser infalíveis como base. Entre as opções, costuma ser aconselhada uma mais sofisticada, que vai surpreender e elevar a estima pela refeição, e outra que esteja mais dentro do cotidiano geral do seu público.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 



 

5- A SOBREMESA.

 

Um pedaço de bolo, uma torta, sorvetes, docinhos gourmets, brigadeiros, caramelizados, bombons, mousses, guloseimas ou outra delícia pode adocicar seu momento. Mas além destas opções que já são clássicas, também podem ser opções bem sofisticadas os licores e cafés. Se seus convidados não são muito fãs de açúcar ou não podem exagerar, os doces diets são bem interessantes. Não fique com medo de diversificar, afinal, nem só de chocolate é feito o mundo dos doces. Algumas misturas ousadas de texturas e sabores também podem ser interessantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

6- DRINK ME.

A escolha neste sentido vai depender de três instâncias simples: perfil dos convidados, comida escolhida e tipo de evento. No primeiro segmento, temos o público comandando a escolha. Uma festa infantil, por exemplo, é preciso tomar cuidado com bebidas alcóolicas, então, além da escolha a segmentação de ambientes pode ser uma boa saída. Eventos com muitas mulheres costumam pedir bebidas mais refrescantes e adocicadas como o espumante e os drinks. Para o homens, as cervejas, o Whisky e a vodka costumam funcionar bem. Mas nada disso é regra, pois é preciso realmente ver o perfil e agradar a todos, mesmo que seja com os soft drinks.

Quando o assunto é comida, a harmonização com a bebida deve ser levada em consideração, principalmente se o evento tiver o serviço de refeições. Os vinhos/espumantes para os jantares ou eventos diurnos a céu aberto são pedidas bem sofisticadas, por exemplo.

A avaliação do tipo de evento também é muito importante. Em formaturas, por exemplo, a curtição é o fator mais importante, então, bebidas de fácil distribuição e logística são focos principais. Os espumantes trazem o ar arrojado para lançamentos de produtos, coleções e desfiles. Os casamentos pedem uma variedade e até uma segmentação do serviço em estações, além de uma apresentação especial.

 

TOQUE DE OURO: Ousar na forma de servir ou em opções inovadoras, como os drinks moleculares, surpreendem sempre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  


 

 

 

 



7- ESTAÇÕES E GASTRONOMIA ESPECIALIZADA.

 

 

Pode ser uma opção para o seu evento, oferecer aos convidados certo tipo de comida que se caracterize por ser original de uma país ou região, além do cardápio base. Pode ser um complemento ou algo que represente um atrativo diferente. Uma estação de quitutes mineiros cai muito bem quando o clima está mais friozinho. Os petiscos de boteco podem ser ótimos para eventos mais informais. Comida Japonesa, estação de guloseimas, bar de drinks, comida mexicana, buffet fit ou natural, estação de sorvetes ou o que imaginar. Tudo vai variar da forma como prefere agradar seus convidados ou até das histórias e experiências que servem de base para o seu evento.

 

DICA DE OURO: Os 'food trucks' também são estruturas que começaram a invadir eventos sociais e corporativos em momentos específicos ou como forma de distinguir certo tipo de alimento servido.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

8- LANCHINHO DA MADRUGADA.

 

 

Essa ideia está se tornando uma moda em casamentos, formaturas e aniversários. Quase no fim da festa, o Buffet transforma o serviço para a linha fast food, com hamburguers, mini pizzas, batatas fritas ou outra opção do segmento. Uma surpresa que deixa os convidados felizes após tanta comemoração.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

9 - QUESTÕES DE GOSTO

  

Uma falha frequente na hora de escolher o menu é priorizar o gosto ou preferências pessoais de maneira geral. É claro que os amantes de camarão, por exemplo, vão optar por diversas formas de degustar a iguaria. Contudo, nem só de camarões é feito um evento. É importante estar atento à variedade de opções para atender às necessidades da maior parte dos convidados, seja por gosto, estilo de vida ou por questões adversas, como alergias, intolerâncias ou problemas de saúde. Isso vale para todos os pontos do cardápio: salgados, pratos, doces, bebidas e drinks. É claro que o paladar dos anfitriões sempre será o norte das escolhas, mas é importante tomar cuidado para não se restringir a ele. Também sabemos que difícil agradar a todos, portanto, o famoso bom senso é a chave de tudo. #escolhabem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

10 - ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS

 

 

Como última dica da nossa série, vamos falar sobre as tendências. O mercado de eventos traz sempre muitas novidades e vale muito a pena acompanhá-las. Aquelas pitadas diferentes surpreendem os convidados e trazem certo frescor para os eventos. Atualmente, é uma tendência trazer aqueles momentos do dia-a-dia para dentro da festa, como é o caso do universo da feira, piquenique ou dos food trucks. Seja algum artigo de decoração, o clima, elemento gastronômico ou parte do ambiente propriamente dito. Mas também existem muitas novidades no universo da cozinha. Uma delas que costuma fazer muito sucesso, por exemplo, é a conhecida ‘gastronomia molecular’, conjunto de técnicas que mistura preparação de alimentos e ciência em formas de apresentação e sabores. Essas cartas na manga vão deixar o SEU MELHOR MOMENTO ainda mais especial.

 

[+] Ver todas

« Voltar